Pular para o conteúdo principal

Conheça a diferença entre condomínio e loteamento fechado

Enquanto um é restrito e possui uma infraestrutura, o outro tem acesso livre

Apesar de serem muito semelhantes, o loteamento fechado e o condomínio possuem muitas diferenças e não são a mesma coisa. Por isso, é necessário prestar atenção no ato da compra em qualquer uma das duas modalidades.

O condomínio é um espaço privativo e urbanizado, com o objetivo de oferecer mais segurança, comodidade e conforto para os moradores. “Os condomínios se tornaram minibairros, com uma infraestrutura própria”, explica o gerente comercial da Brasil Brokers, Davi Saramago.

Já o loteamento fechado é formado por uma associação de moradores que instalam uma guarita no local, com o intuito de oferecer mais segurança para os moradores. Essa associação pode conseguir uma autorização da prefeitura para fechar o loteamento, porém, o espaço continua sendo de domínio público e deve ser aberto para qualquer pessoa.

O sócio da Re.Mar Imóveis, Marcelo Branco, esclarece que o loteamento fechado é marcado muitas vezes pelo uso de cancelas. O acesso é livre, porém, a presença de um vigia pode inibir outros frequentadores.

Seja em condomínios ou loteamentos, o certo é que a família brasileira segue na busca pela melhor opção de moradia, dentro da realidade financeira familiar.

Muita gente confunde loteamento fechado com condomínio, ou usa as expressões como sinônimos, mas são bem distintos. No loteamento, seja aberto ou fechado, áreas comuns são públicas e empresas comercializam apenas o terreno, enquanto a construção fica a cargo do proprietário.Nos condomínios – horizontais ou verticais – toda a sua área é privada.

Regido pela lei 6.766/79, que dispõe sobre parcelamento do solo urbano, o loteamento deve ter livre acesso em pelo menos 35% de sua área. No caso de loteamento fechado, prefeituras emitem licença especial, para haver controle dc acesso. Em contrapartida, a associação de moradores assume compromissos que seriam do poder público.

“Não é raro o loteador suprir a falta de investimento das concessionárias de serviços públicos de saneamento, no abastecimento de água e tratamento de esgoto”, diz Caio Portugal, presidente da Aelo e vice-presidente do Secovi-SP.

Os condomínios são ordena-dos pela lei 4.591/64. Neles, cada proprietário é dono, alem do seu lote (no caso de condomínios horizontais) ou do seu apartamento (verticais), uma “fração ideal” das áreas comuns do terreno, que é proporcional à metragem da sua propriedade em relação ao todo.

Outra característica dos condomínios é que o empreendedor constrói a moradia e comercializa o produto incorporado por um preço maior.

Para exemplificar, o Alphaville é um loteamento com controle de acesso. São comercializados apenas os terrenos: cada um constrói sua residência e áreas comuns são públicas.

As vilas de casas idênticas são condomínios. Todo o terreno é privado, inclusive as áreas comuns.


Fonte: ADEMI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Voando para sempre juntos" #documentário #Brasil #drone #brasilia

   Original: Flying together Forever  #documentary #brazil #drone #dronevideo "Voando para sempre juntos". #documentário #Brasil #drone #dronevideo #brasilia A story about a realtor in Brasilia, Brazil and one unusual friend: a drone.  Shows moments of work and fun in different trips during 8 years(2017-2024).Video shows different aerial footage of Brazilian cities, especially the country's capital. Uma história sobre um corretor de imóveis em Brasília, Brasil e um amigo incomum: um drone.  Mostra momentos de trabalho e diversão em diferentes viagens durante 8 anos (2017-2024). Video mostra diferentes filmagens aéreas de cidades brasileiras em especial a capital do país. Running time /duração: 11:03 Para assistir com legendas em Português no YOUTUBE, clique no botão de "configurações", depois em "tradução automática" do Inglês para o Português. Vide imagem ilustrativa abaixo.  Após assistir o video, prestigie o produtor deixando breves coment...

Esclarecimentos sobre a atual gestão do CRECI-DF

   Fui Presidente do SINDIMÓVEIS-DF, por nove anos (2009-2018), passando o cargo para outro profissional por seis anos (2019-2024) para assumir a Presidência do glorioso Conselho Regional da 8ª Região no período de 01 de janeiro de 2019 até 31 de dezembro de 2024. Diante de tantas indagações e questionamentos sobre o que está ocorrendo no CRECI-DF em 2025, sinto-me na obrigação de fazer uma síntese do que aconteceu e do que está acontecendo. Em 2018, fui eleito para presidir o CRECI-DF. Desde o início, deixei claro que ficaria apenas dois mandatos. Encontrei um Conselho sucateado, servidores desmotivados, totalmente inoperantes – um verdadeiro caos. Trabalhando cerca de 12 horas diárias, conseguimos, em pouco tempo, colocar a casa em ordem. Implementamos sistemas informatizados, elevamos a moral dos servidores e tornamos o caixa superavitário. Em 2021, fui reeleito para um novo mandato até 31 de dezembro de 2024. No dia 2 de abril de 2021, atendendo a convites, licenciei-me, p...

Eleições 2021 (isso mesmo) no CRECI-DF em 27/06/2024

 Eleições 2021 (isso mesmo) no CRECI-DF estão agendadas para dia 27/06/2024. O CRECI é o Conselho Regional de Corretores de Imóveis, que no caso do Distrito Federal representa a 8º região.  Eleições no sistema COFECI-CRECI em todo Brasil aconteceram em 04/06/2024, com exceção de Brasília, por contestações jurídicas iniciadas em 2021, envolvendo uma chapa impedida de participar do pleito contra o COFECI(Conselho Federal).  Os dois videos abaixo, de um minuto resumem o cenário do Distrito Federal e de todo Brasil.  Mais informações sobre os pleitos eleitorais podem ser obtidos no site do  COFECI   https://www.cofeci.gov.br/   ou em consulta direta aos corretores de imóveis abaixo.  Quando a chapa vencedora será empossada? Quem não era inscrito no conselho em 2021, tem direito a votar em 2024? Várias dúvidas permanecem. *Leonardo Santos, Presidente do CRECI-DF (em exercício) e perito avaliador. E-mail:  peritocapital@gmail.com  In...